Infelizmente há vários momentos em que a situação financeira fica um pouco mais difícil e as dívidas acabam acumulando. Nestes casos, se a pendência não for quitada em tempo hábil, seu nome pode ficar sujo, indo a protesto, SPC, Serasa, etc. Mas como ficar com o nome limpo e sair do SPC?
Para quem não sabe, o SPC é o Serviço de Proteção ao Crédito que recebe informações de pagamentos e créditos das entidades comerciais. Assim, são informados quando uma pessoa física está devendo e depois repassam a informação para os demais estabelecimentos pessoais onde o devedor irá efetuar a compra (isso impede a pessoa de conseguir crédito).
Existem três maneiras de deixar eu nome limpo, longe do SPC:
1 – Pagando a dívida
Esta é a mais óbvia e menos burocrática solução. Se o devedor fizer o pagamento da dívida, em um prazo máximo de cinco dias, seu nome é excluído do SPC, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
2 – Por acordo financeiro
Caso você queira quitar sua dívida, mas não está disposto (e não tem condições) de pagar os juros exorbitantes do período, há a opção de realizar acordos que retiram os juros ou parcelam a dívida, deixando o pagamento mais viável.
3 – Pela prescrição da dívida
Em um prazo de cinco anos, a dívida “caduca” ou prescreve e o nome do devedor deve ser eliminado automaticamente do banco de dados do SPC. É importante dizer que este não é o melhor método, já que durante este período o devedor não consegue efetuar compras a crédito em nenhum estabelecimento comercial e fica com o nome sujo para fazer empréstimos ou financiamentos.
Vale lembrar que existem vários golpes na internet dizendo é que é possível sair do SPC sem pagar as dívidas. Tome cuidado, pois ao invés de seu problema ser resolvido, você só vai arranjar mais dor de cabeça.
A melhor forma é ter um bom controle financeiro ou seguir as opções para tirar o seu nome do SPC e ficar com o nome limpo.
Por Jeniffer Elaina