Dicas de Segurança: Como proteger o computador?


Hoje em dia não dá pra ficar sem computador: Você pode assistir televisão, fazer chamadas pra telefones e celulares do mundo todo, fazer chamadas de vídeo e conversar instantaneamente. Você pode estudar, trabalhar e ganhar a vida com ele. Além de tudo, você ainda pode usá-lo para entretenimento. Por isso, você deve manter o seu computador sempre seguro e praticar alguns cuidados básicos para evitar danos no seu equipamento. Confira algumas dicas:

1 – Tenha um bom antivírus para evitar que seu computador seja infectado por um Vírus ou Trojan, que são programas maliciosos que causam danos ao seu computador. Uma sugestão de antivírus bom e gratuito é o Avast!

2 – Use um bom anti spyware para evitar que seu computador seja infectado por spywares e malwares. Os spywares são programas espiões, como os cookies, que colhem informações do seu computador com uma finalidade específica. Malwares são vários tipos de programas maliciosos que podem danificar o seu computador. Uma sugestão de anti Spyware bom e gratuito é o Spybot Search & Destroy.

3 –Mantenha seu antivírus sempre atualizado para que ele possa proteger seu computador com novas vacinas para os vírus.

4 –Passe o antivírus regularmente em seu computador e faça uma limpeza nos arquivos temporários para excluir cookies.

5 – Não coloque qualquer pendrive em seu computador, pode ser que ele esteja infectado. Antes de abrir pendrives e outros dispositivos de armazenamento, passe o antivírus para evitar a contaminação do seu computador.

6 – Desative a propriedade de Auto-Executar para que você tenha tempo de passar o anti vírus em pen drives em CDs. Para isso, Clique no Menu Iniciar e, em seguida, na opção “Executar”. Na caixa “Executar” digite “gpedit.msc”. Clique em “Configuração do Computador“, depois em “Modelos Administrativos“ e em seguida clique em “Sistema“. Localize “Desativar Auto Executar” e clique duas vezes sobre essa opção. Agora marque a opção “Ativado“ e clique em OK.

7 – O uso de um bom firewall pode evitar o ataque de hackers, rootkits e trojans. Um excelente firewall gratuito é o Comodo.

8 – Ao receber uma mensagem de email ou um recado qualquer nas redes sociais, não clique em links estranhos nem abra anexo de mensagens enviadas por remetentes desconhecidos.

9 – Mantenha sua rede sem fio criptografada para evitar o uso indevido da sua conexão com a internet.

10 – Faça download apenas de sites conhecidos e seguros. Cuidado com mensagens que dizem que você ganhou prêmios e mensagens que mandam você clicar em um link para fazer consultas, recadastramentos, etc. Ao receber um email desse tipo, certifique-se junto à entidade em questão se o email é verdadeiro.

Compartilhar:
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.