Doença Calcanhar de Maracujá – Fotos, Como se Pega, Tratamento


A rara doença e não tão conhecida doença Calcanhar de Maracujá, é o nome popular dado à doença Miíase, quando dada no calcanhar. A miíase é uma doença ainda recente, sendo assim, ainda não existem remédios ou tratamentos simples que possam eliminar a doença. Tudo começou com um simples corte no calcanhar de uma americana, há alguns anos atrás que, com o tempo foi se tornando mais profundo. O que ajudou com que o ferimento aumentasse, foi o fato de a americana possuir diabetes, o que também contribuiu para que se formasse uma necrose com 5 centímetros de diâmetro no calcanhar da moça. Vários tratamentos foram testados e, devido à falta de sucesso, a doença ficava mais e mais séria, chegando ao ponto de corroer os ossos próximos ao ferimento.

Devido ao agravamento da mesma, os médicos chegaram cogitar a amputar o pé da paciente, o que no fim das contas não foi necessário, graças à uma descoberta feita por uma dermatologista. Por mais que o tratamento seja um tanto estranho, foi muito eficiente para a paciente americana. Trata-se da inserção de larvas brancas sobre o ferimento, fazendo com que as mesmas se alimentem dos tecidos mortos e façam uma limpeza no local. O número de larvas utilizadas foi imenso, cerca de 1000, contando com os dois calcanhares. No fim do tratamento, a área do ferimento ficava infestada de larvas escuras, sendo semelhante à sementes de maracujá, e aí se deu o nome Calcanhar de Maracujá.

Abaixo você encontra uma série de imagens referentes à Miíase, mas recomendo não abrir se possui estomago fraco; já vou adiantando, são fotos realmente fortes.

Compartilhar:
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.