Como evitar de passar mal durante uma viagem de carro?


Não há um ser vivo nesse mundo que já não tenha passado pelo aperto de sentir aquele enjoo durante uma viagem longa, seja ela de carro, moto, avião, enfim. A mais comum é a de carro, principalmente pelo fato de que, muitas vezes, o caminho que percorremos possui muitas curvas. Algumas pessoas possuem uma facilidade maior de passar mal durante essas viagens, podendo até gerar vomitos, dores de cabeça e outros incomodos; já outras dificilmente sente náuseas, uma vez que isso varia de organismo para organismo.

Minha vó costumava dizer que passar mal durante uma viagem é psicológico, ou seja, se você pensar que está tudo bem, tudo fica bem, assim como o frio. Não acredito muito nisso, o frio é uma coisa, sentir dores e aquela sensação de que tudo o que você comeu até então irá sair para fora, são outros quinhentos.

A qyuestão é que existem pequenos truques que podem ajudar a aliviar essa sensação, se não curá-la totalmente. Em primeiro lugar, devo deixar claro que o ideal é procurar um médico especializado para que ele lhe receite o devido medicamento e outras ações que devem ser tomadas. Mas, se esse mal-estar for mais leve e contornável, você pode seguir essas dicas.

É de extrema importância tomar cuidado com a alimentação antes de viajar. Comida muito pesada pode gerar um conflito e tanto no seu corpo. Quanto mais leve for sua refeição pré-viagem, melhor. Mas também não vamos exagerar, não fique sem comer nada ou com pouco alimento no seu estomago, se não o efeito também pode ser bem ruim. Evite ingerir muita gordura e excesso de líquido: coma e beba tudo na medida certa! Bebidas alcólicas devem ser evitadas ao máximo, pois é um dos principais “alimentos” que levam ao enjoo e náuseas, portanto, tome cuidado.

Leve sempre uma garrafinha d’água com você. Se o mal-estar vier durante a viagem, veja se é possível parar o carro por alguns minutos, para que você possa respirar um ar fresco e se hidratar. Um truque que muitas vezes funciona é evitar de olhar para os lados, aquelas imagens passando em alta velocidade podem levar ao enjoo; mantenha-se sempre olhando para frente e, se você não for o motorista, encoste a cabeça no banco do carro e feche os olhos.

Pratique exercícios alguns minutos antes da viagem. Segundo alguns médicos essa prática ajuda na prevenção. Mas nada de exagerar, estamos falando de atividades leves, nada de uma corrida de 30 minutos! Se a viagem for realmente muito longa, talvez seja necessário consumir alguns tipos certos de alimentos para se manter bem. O gengibre é um bom exemplo, você pode consumi-lo cerca de uma à duas horas antes da viagem, em forma de bolachas, chá, etc. Alimentos que contém mercúrio também ajudam.

Para crianças que vomitam com frequência, deixe sempre ela com um bombom na boca, para relaxar os músculos. Leve sempre um saco de pão ou plástico no caso do aperto e procure ao máximo tomar remédios sem receita. Boa viagem!

Compartilhar:
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.