O que é Reconhecer Firma na assinatura de um documento?


Hoje em dia, com tantas tentativas de golpes e roubos que os ladrões tentam aplicar nas empresas, uma simples assinatura em um documento importante não tem nem de longe o mesmo valor que tinha antigamente, onde até a palavra de um cidadão tinha valor. Está cada vez mais comum que empresas que lidam com documentos ou bens importantes de seus clientes, tomem muito mais cuidado ao movimentar qualquer dado relativo à esse cliente, pois do contrário qualquer pessoa mal intensionada pode se passar pelo cliente e praticar um roubo, por exemplo.

É nesse contexto que entra o reconhecimento de firma. Vamos supor que você está negociando um bem muito valioso, como um imóvel, por exemplo. Você precisa assinar diversos documentos antes de concluir a venda completamente, não é? E se você não fosse você, e sim uma pessoa qualquer tentando lhe aplicar um golpe e roupar o seu imóvel? Sim, isso é possível, se ela tem seus documentos e todos os seus dados, fica muito mais simples. É por isso que, como mais um quesito de segurança, é preciso reconhecer firma em certos documentos que você for assinar, para provar que aquela assinatura é realmente sua e não de um impostor.

Para fazer essa validação, você precisa se dirigir à um cartório de sua cidade e abrir um cadastro de firma em seu nome. Basta que você leve seus documentos pessoais e o documento que deseja reconhecer. Eles farão um cadastro e colocarão uma porção de selos e carimbos neste documento, como forma de provar que o mesmo realmente passou por eles. Lembrando que menores de 18 anos não podem abrir firma em seu nome, mesmo que o mesmo tenha trabalho registrado ou esteja acompanhado pelos pais, somente maiores de idade. Outra coisa é que é necessário pagar uma taxa para reconhecer firma, o valor vai depender de estado para estado, de cartório para cartório. Mas, geralmente, fica entre 3 à 10 reais, nada muito alto.

Para maiores informações sobre o reconhecimento de firma, você deve procurar o cartório mais perto da sua casa e falar com um atendente. Normalmente esse processo é muito rápido e leva menos de 20 minutos, vai depender se o cartório estiver com uma grande demanda de atendimento ou não. Depois que você tiver uma firma aberta, nas próximas vezes que você precisar reconhecer uma assinatura, o processo é ainda mais rápido. Outra coisa importante é que, se você abriu firma em um determinado cartório, você só poderá fazer o reconhecimento nele. Se deseja se consultar em outro, faça o cadastro no outro também; você pode abrir firma em quantos cartórios quiser.

Compartilhar:
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.