Melhorar a velocidade da Internet


Todo mundo já passou por esse tipo de problema algum dia e, se não passou, é porque você ainda não foi sorteado, mas há seu tempo para tudo. Nem que tenha sido somente uma vez, é realmente muito estressante quando até para abrir o seu navegado leva uma eternidade. Bom, a primeira coisa que você precisa aprender é que existe uma grande diferença entre o computador ficar travando e a sua internet ficar lenta. No primeiro, o problema baseia-se em muitos arquivos e programas pesados versus a capacidade do seu PC. Em breve farei outros tutoriais sobre como resolver esse problema, acompanhe nosso site diariamente e fique atualizado. Mas vamos ao que interessa!

Não há uma fórmula mágica ou um truque especial que você pode usar sempre que você ficar com a internet lenta. Simplesmente pelo fato de que nem sempre é o mesmo problema que está causando a lentidão. A queda na velocidade da internet pode aparecer por inúmeros motivos e é por isso que listamos aqui uma lista dos motivos mais comuns e como resolver cada um deles. Lembrando também que antes de você começar a tomar providências em relação à isso, você deve esperar alguns dias para ver se tudo se normaliza, pois pode ser passageiros devido ao fluxo de pessoas navegando na web no mesmo dia e hora. Isso costuma acontecer muito nos fins de semana.

Esvaziar histórico, Arquivos Temporários e Cache

A medida que você vai usando a internet, navegando em diversos tipos de sites e baixando fotos e arquivos, o seu computador vai armazenando vários tipos de dados no seu HD, que servem para o carregamento mais rápido das páginas mas que, quando acumulados, podem ocupar uma memória e espaço bem consideráveis no seu PC. Portando, recomendamos fazer uma limpeza nesses arquivos e em diversos outros lixos eletrônicos no mínimo uma vez por semana. Para isso, recomendamos um programa excelente, que faz a diferença e você percebe instantaneamente, que é o CCleaner.

Botão que faz a limpeza dos arquivos desnecessários do seu computador

Ele pode ser baixado no próprio Baixaki e, o melhor, é de graça. Após instalar, basta clicar sobre o botão Executar Limpeza e pronto. O legal desse software, é que ele tem diversas outras funções como corrigir alguns erros de registro do Windows e fazer limpeza de disco. É bom tê-lo instalado em qualquer computador mesmo que sua internet não esteja lenta. É como ir à um medico somente por rotina – você elimina o problema ainda no começo, evitando aborrecimentos maiores e ter que investir tempo, dinheiro e preocupações naquele incômodo.

Verifique o Hardware e os fios elétricos da internet

Para quem não sabe, hardware são as partes externas do computador – todos os fios, placas e outros dispositivos físicos – pouca gente verifica essa parte e ela pode ser a grande ovelha negra da lentidão da sua internet. Primeiro de tudo, desligue seu computador, retire todos os cabos do gabinete e deixe-o livre – vamos abri-lo. Pegue uma chave retire os parafusos das laterais do seu gabinete, tendo assim acesso às peças internas do seu computador. Com a ajuda de um pincel – esses escolares – limpe e assopre todas as peças lá de dentro. Se possível, retire-as e passe uma borracha branca e limpa nas partes que encaixam. Depois de retirado todo o pó, feche tudo novamente, plugue os cabos nas costas do gabinete, ligue o PC e refaça o teste.

Se você quiser reforçar ainda mais a sua limpeza, você pode comprar um produto chamado “Limpa Contatos Elétrico”, encontrado em qualquer loja de informática. Use o produto para limpar os contatos dos fios de rede, pois a sujeira e o pó podem impedir o aumento da velocidade da internet.

Minha internet continua lenta, como resolvo agora?

Se você fez todos os passos anteriores e acha que ela continua mais lenta do que o normal, a fonte do problema pode ser algo além. Com certeza está relacionado ao seu provedor de internet. Muitas vezes eles estão passando por alguns problemas técnicos ou algum tipo de manutenção. Mas também já ouvi casos em que o provedor estava mandando menos velocidade para o cliente, do que o mesmo havia contratado, neste caso você deverá exigir seus direitos. Uma dica interessante para verificar isso, é testar a velocidade da sua internet em algum site e comparar com o plano contratado. Se estiver diferente, ligue e reclame.

Se nem eles souberem o que está acontecendo, fica realmente difícil ajudar sem estar cara à cara com o problema. Provavelmente eles mandarão um técnico na sua residência para analisar o que está causando a que na velocidade da internet.

Fico por aqui hoje, lembre-se então de manter a limpeza tanto externa quanto interna do seu computador, pois ambas interferem na velocidade da internet. Apenas em últimos casos formate o seu computador, pois essa providência deve ser tomada apenas quando o seu computador estiver lento, como foi explicado no começo desse tutorial, há muitas diferenças. Até já!

Compartilhar:
1 Comentário:
  1. 26.09.2011

    Ajudou um pouco, vou tentar limpar o pc, mas é meu plano que é lento mesmo.

Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.