Qual a diferença entre Sistemas de Informação e Ciência da Computação?


Nessa época de final de ano, um dos períodos onde as universidades brasileiras abrem as incrições para o tão sonhado vestibular, é comum encontrarmos esse tipo de dúvida, principalmente na área de tecnologia da informação, onde existem tantos cursos que, aos olhos de quem não possui muito conhecimento, parecem ser tão iguais, mas com nomes diferentes.

A primeira coisa que você precisa saber é que, infelizmente, depois de formados, os profissionais da área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação são tratados da mesma maneira, quando o objetivo é trabalhar em empresas privadas, pelo menos na maioria das vezes, sim! Porém, é sempre bom sabermos a diferença entre os dois cursos, mesmo porque elas existem e, dependendo da universidade, podem ser bem grandes; além do fato do vestibulando poder se identificar mais com uma grade do que com a outra.

Diferenças simples: O que cada um estuda?

Isso varia muito da instituição que irá ministrar o curso, mas de forma grosseira, em Ciência da Computação você terá um enfoque um tanto maior em Programação, ou seja, além de geralmente serem aulas mais teóricas, o curso dá um bom enfoque no desenvolvimento de softwares. Em Sistemas de Informação, por outro lado, o graduando possui matérias mais diversas, além de um número maior de aulas práticas, ou pelo menos deveria ter – como já foi dito, nem todas as faculdades adotam o mesmo método de ensino.

No mercado de trabalho, quem se sai melhor?

Como já foi dito, na hora da contratação, tanto para um estágio quando para vagas efetivas, não há diferenças – óbvio, sempre há exceções, mas basicamente não. Porém, analisando as matérias aplicadas em cada curso, observa-se que o profissional de Ciência da Computação é melhor preparado para a área acadêmica, ou seja, dar aulas, realizar pesquisas e desenvolvimento de projetos; enquanto o profissional de Sistemas de Informação é designado à exercer cargos de gestão.

Para cargos de gestão, como Gerente de TI, dentre outros, qual curso você me recomendaria?

Tratando-se apenas da graduação, Sistemas de Informação prepara melhor o aluno para posições de gestão e administração. Pode-se notar que matérias como Matemática e Física são deixadas de lado neste curso, abordando mais assuntos da área de humanas.

Agora é com você. Veja qual dos dois se enquadra mais ao seu perfil e faça sua escolha. Bons estudos!

Compartilhar:
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.